domingo, 21 de abril de 2013

Yggdrasil - A Árvore do Mundo

A árvore do mundo para os antigos vikings era concebida de maneira um tanto surreal. Seu nome era "Yggdrasil". 
O significado desta palavra ainda é misterioso e há diversas teorias a respeito. Uma delas, e a mais aceita, é que Yggdrasil significa "forca",  o que remete à lenda do deus nórdico, Odin, que ficou pendurado na árvore por nove dias e nove noites para descobrir o segredo das Runas.
Esta árvore é representada como um mitológico freixo gigante que suporta o Universo habitado por deuses, homens e seres fantásticos. Nas raízes em torno de seu tronco localizam-se nos mundos de: Niflheim (terra do gelo); Iotumheim (terra dos gigantes); Alfheim (terra dos elfos); Muspelsheim (terra do fogo) e Vanaheim (terra dos deuses Vanir). Sob eles está Svartalheim (terra dos duendes) e ainda mais  abaixo se encontra o Hell (submundo).
Ao redor do tronco principal da Yggdrasil está Midgard - a terra central onde vivem os homens e os animais. Por fim seus ramos se estendem até o Asgard - terra dos deuses nórdicos.
Este enorme Freixo é uma alegoria e representa a forma como os vikings compreendiam o mundo e o cosmos.  Hoje enxergamos o Universo de uma forma circular, repleto de esferas que são os planetas e as estrelas, mas para os antigos escandinavos não era bem assim. Eles acreditavam na existência de outros mundos (reinos) e concebiam o Universo numa estrutura arbórea, com todas as divisões e subdivisões dos reinos mitológicos em que acreditavam.

A Cruz de Odin


Reza a lenda que Odin, o principal deus da mitologia nórdica, para obter o segredo das Runas - símbolos mágicos que podem ser utilizados em forma de escrita ou de oráculo - ofereceu um de seus olhos e durante nove dias e nove noites ficou pendurado na gigantesca árvore. 
Coincidentemente, assim como o Cristo, foi transpassado por uma lança, açoitado pelo vento, e nem mesmo uma bebida lhe foi dada  para que pudesse matar sua sede em meio a tanto tormento. Ele ofereceu-se em sacrifício para que pudesse ter a compreensão das vida e, ao final de sua agonia, no nono dia, Odin soltou um enorme grito e, agarrando as runas, caiu da árvore.
Quando levantou-se se sua "morte", o deus já tinha o conhecimento de muitas coisas escondidas aos homems. Ele voltou sabendo como curar as doenças, livrar-se de seus inimigos e agarrar uma flecha em pleno voo. 
A divindade maior da mitologia nórdica, tornou-se o símbolo do conhecimento e da sabedoria depois de seu martírio na cruz da Yggdrasil.




13 comentários:

Tom Almeida disse...

Muito esclarecedor. Entretanto, Yggdrasill teria uma forma fisica?

Hugo (Oengus) disse...

Olá Tom,
Obrigado pela visita...
Esta é uma boa pergunta... Na realidade é difícil esclarecer em relação a forma. Eu diria que seria algo mais abstrato do que concreto.
Muitos antigos pensavam que a Terra era plana. E que formato teria uma terra plana vista do alto? Bem, isto era algo que pouco se falava ou se preocupava.... Talvez os povos antigos conseguissem conceber melhor ideias abstratas do que nós hoje...
O Freixo era uma árvore sagrada. São gigantescos como os carvalhos, e eram venerados. Associar o Freixo à Árvore do mundo talvez fosse uma maneira de assimilar melhor a divisão dos reinos através de raízes e galhos...
Digamos que a forma seria a mais parecida com um Freixo gigante possível...
É isto ae....
Abraço!

Arthur Henrique disse...

ola,boa tarde me chamo Ana, gostaria de fazer uma tatto de arvore mas queria alguns esclarecimentos a respeito e percebi q vc sabe bastante sobre isso... se puder entar em cotato pelo email ana_b_albertini@hotmail.com agradeço, bjos e obrigada

Hugo (Oengus) disse...

Olá Ana.... Se puder me escrever pela comunidade do facebook, agradeço... Caso não tenha conta, pode me escrever no hgmendes@yahoo.com.br

Saudações....

Hugo

Leone Braga Frauches disse...

Qual o tamanho da árvore?

Evelyn De Mello disse...

Ótimo *-*

José Manuel Barbosa disse...

Para os povos célticos tinha o nome de Hy-Brasil e pensamos que nessa palavra pode estar a origem etimológica do nome do Brasil.

DiBologna disse...

Interessante.

Unknown disse...

interesante como como essas estorias se parecem com o judaismo e obviamente o cristianismo...

teleweb disse...

se yggdrasil quer dizer mais ou menos "árvore da força" o segundo nome dela parece muito com o nome do noso país , Brasil, (Brasil semelhante com drasil ,da tal árvore) ,imaginoq esse nome veio rolando pela europa perdendo algumas letras e se simplificando até chegar em Portugal q deu o nome ao nosso país ,,mas a origem do nome mesmo é nódico ou nórdica !!!tá na cara !!!

Angel Iracema disse...

perfeito seu blog amei , parabens vc e incrivel

Unknown disse...

A palavra "brasil" vem da arvore, por ter cor de brasa.

Alex Rubilota disse...

...

Postar um comentário