quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mandrágora - A Raiz Gritadeira


A mandrágora é considerada uma planta mágica desde a antiguidade. Ela aparece, inclusive, em textos do antigo testamento (no livro do Gênesis e no Cântico dos Cânticos).
Desde tempos remotos usa-se a mandrágora para os mais diversos fins; dizem que ela possui qualidades de natureza medicinal e, tanto médicos como curandeiros, a recomendavam principalmente como analgésico e narcótico. Mas seu uso ia muito mais além, pois acreditava-se que ela era afrodisíaca e alucinógena.
Era muito utilizada pelos antigos romanos como anestésico em suas cirurgias, mas em tempos medievais poucos a utilizavam por ser considerada uma planta de mau agouro.
A raiz desta planta, assemelha-se a um ser humano e, em alguns casos, a um perfeito feto. Devido à esta semelhança, muitos mitos e lendas foram criados ao redor da mangrágora e seu uso na magia e na bruxaria estava também relacionado a esta similaridade. 
Mandrake
Acredita-se que a lenda da raiz gritadeira tenha origem na Idade Média. Para que a raiz da planta pudesse manter suas propriedades mágicas, ela devia ser arrancada somente em noites de lua cheia e, para extraí-la, devia-se utilizar uma corda com uma das pontas amarradas nas ramas da planta e a outra ao pescoço de um cão, de preferência preto. Sendo assim, o cão puxaria a raiz e a mandrágora sairia do solo sem grandes problemas. Caso contrário, diz a lenda, extraí-la sem o devido cuidado poderia ter efeito devastador. Ao ter sua raiz exposta, a mandrágora soltaria um grito tão horripilante e estridente que podia ser fatal  a qualquer um que estivesse por perto.
É sabido que a superstição medieval ultrapassava muitos limites e é bem provável que muitos preferiam não arriscar extrai-la de outra maneira.






CUIDADO


Vale lembrar que a mandrágora, ainda muito procurada principalmente para para uso em rituais e poções mágicas, é altamente tóxica.
Há dois gêneros de plantas de nome "mandrágora" que são bem distintas e de famílias diferentes. Uma é parente do tomate e é considerada a verdadeira. Trata-se da Mandragora officinalis ; possui flores roxas e suas folhas se assemelham às da tançagem. A outra (Bryonia dioica) é parente da abóbora e possui as folhas em forma de palma; tem flores brancas e pequenos frutos vermelhos; é também conhecida como "Nabo-do-diabo".
Devido às dificuldades em encontrar mandrágoras em países fora da Europa, quando se trata de fins mágicos, utiliza-se, ao invés delas, o gengibre ou o ginseng. Ambas raízes também têm aspectos que se assemelham a um ser humano (antropomorfismo), com a vantagem de não serem venenosas.
Algumas pessoas me escrevem perguntando se eu conheço algum fornecedor e mudas ou sementes, portanto, serei bem enfático nesta questão:

1 - Até mesmo na Europa, onde é nativa, é difícil encontrar mudas de mandrágora.
2 - É uma espécie onde o comércio na Europa não é bem visto por apresentar diversos ricos devido às suas propriedades tóxica.
3 - É uma planta que dificilmente se adapta a climas diferentes daquele onde é endêmica. No Brasil está praticamente fora de questão adaptação.
4 - É extremamente frágil e de difícil cultivo.
5 - Faça uma busca no Google e procure pela palavra "Mandrake Plant", você verá que a maioria das imagens são de desenhos ou ilustrações e pouquíssimas são retratos da planta. É difícil até mesmo ser fotografada.
6 - Peço encarecidamente que não divulguem vendedores ou informações de como conseguir esta planta e que também não façam tais comentários nesta postagem.
7 - Eu estudo plantas mitológicas há mais de uma década e posso dizer, com certa propriedade, que não existem formas de conseguir mudas verdadeiras de mandrágoras no Brasil. Tampouco, se enganem com pseudos vendedores de sementes, que certamente não vão brotar.

Talvez, na Idade Média, onde as matas europeias eram mais densas, fosse mais fácil encontra-las na natureza. Hoje é realmente algo raro de se ver.


ATENÇÃO: Definitivamente, desconheço qualquer forma de conseguir a planta e nem fontes seguras de vendas, portanto, não poderei ajudar nesta busca.
 



33 comentários:

  1. amei esse post é bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Se você está no Brasil, isto será muito difícil...

    ResponderExcluir
  3. No Brasil. nós temos o gengibre, haha

    ResponderExcluir
  4. Comecei a conhecer mandrágora no capítulo 1 de Heroine Iysayana e depois vi que também é citado na bíblia (dizendo que ê bom melhorar a fertilidade da mulher) e fui lendo até chegar aqui. Ben legal! XD

    ResponderExcluir
  5. para fins misticos ou a´´alternativos´ sera que posso usar o gengibre ou ginseng como citado,sera que tem a mesma finalidade?

    ResponderExcluir
  6. Olá Ronald.... Sinto muito não poder lhe ajudar, é que eu realmente não pratico magia...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, gostei do post !Também me interesso por plantas, ervas,etc...
    Gostei muito da explicação! Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Amei esse postal se souberem sites de plantas místicas me indiquem quero estudar sobre

    ResponderExcluir
  9. Super informativo e interessante. Adorei. Gostaria de saber mais sobre plantas míticas. Extremamente fascinante

    ResponderExcluir
  10. Amei saber sobre a Mandrágora. Eu gostaria de ter uma ela é linda. Me encatei por ela.

    ResponderExcluir
  11. Amei saber sobre a Mandrágora. Fiquei apaixonada ela é linda😍. Gostaria de ter uma. Essa semelhança com um rosto humano me apaixonei😍😍

    ResponderExcluir
  12. Amei saber sobre esta planta mandrágora,já me apaixonei e quero muito uma pra mim 😍🥰😘

    ResponderExcluir
  13. Sera que é só no hemisfério norte que elas existem ou na América latina tem. Conheço uma pessoa que cultiva essa planta e ela mora no Rio grande do sul.amei ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério me fale mais..gostaria de uma muda

      Excluir
    2. Olá!
      Eu também gostaria de saber quem tem uma muda para vender?
      Pode compartilhar? Gratidão!

      Excluir
    3. Nossa. Compartilhe conosco. Gostaria muito de umA muda

      Excluir
  14. Boa noite. Fico feliz em saber que existe pessoas sérias publicando verdades . Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre quis ver uma mandrágora.
    E realmente o Gengibre lembra muito e até peguei um no mercado que era o corpo humano direitinho.
    Baseado nisso então cheguei a conclusão que nas artes mágicas os primeiros bonecos de vudu devem ter sido com mandrágoras.só pensei mesmo não sei nada à respeito porque aqui no Brasil não tem essa planta então veio da Europa mesmo essa prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vudú é uma religião de origem Africana que é bastante presente hoje na América Central e a Mandrágora é uma planta de clima Temperado Europeu. Portanto, embora compreenda seu posicionamento, não é possível que as mandrágoras possam ter sido usadas no Vodoo....

      Excluir
  16. Amei saber da existencia de planta,tomei conheciemnto dela atraves dessa postagem.Muto obrigada.

    ResponderExcluir
  17. comecei a fazer magia tem 2 anos, mas só utilizo em mim mesmo a magia da levitação esta é a única que acho que não prejudica os outros quanto as porções eu não curto pois é mais ocultismo do que magia.

    ResponderExcluir
  18. Lendo cantares de Salomao ESA palavrinha mandagoras me chamou atenção e encontrei seu blogue parabéns

    ResponderExcluir
  19. Adorei, muito bom. Parabéns e gratidão. Compartilhei no meu blog. Sucesso.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei muito das informações, ouvi falar desta planta na novela Gênesis, gostaria muito de conhecer uma somente por conta de sua forma humana, mas realmente o gengibre se assemelha também com um ser humano. Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  21. Gostei da informação sobre essa planta confesso quer mim assustei um pouco com o formato das raizes e tambem com as coisas quer ela faz minha curiosidade era saber se ela era mesmo do amor achei quer tomar um banho um cha eu ia encontrar um grande amor msis foi bom saber legal amei

    ResponderExcluir